quarta-feira, 20 de julho de 2011

O ciclo menstrual da mulher

Ola, hoje vou postar aqui um ciclo importante para as mulheres, vamos saber mais um pouquinho sobre esse assunto.

É importante lembrar que o sangue menstrual difere do sangue habitualmente eliminado em ferimentos por que contém restos da camada interna do útero, que lhe conferem um aspecto especial.
A menstruação, infelizmente, é motivo de inúmeros preconceitos e mal-entendidos. Não é um sangue “sujo” ou “impuro”, como muitos preconceitos parecem indicar. Tampouco a mulher fica incapacitada para atos rotineiros, como lavar a cabeça, ficar descalça ou tomar sorvetes.
A menstruação sempre foi um tabu, por exemplo, para a ciência do esporte, treinadores e atletas. Há poucas décadas, era preocupante o fato de a mulher participar de competições ou treinar menstruada. Somente a partir de 1950, com a melhora na qualidade dos produtos de higiene femininos (absorventes), esse quadro mudou.
Toda mulher deve observar e conhecer bem o seu ciclo. A notar o início e a duração. Isto vai ajudar o médico a orientá-la não só nos tratamentos, mas também para evitar ou programar a gravidez.
Para alguns médicos, sangrar todo mês é o melhor termômetro do bom funcionamento do organismo e um sinal de que o óvulo não foi fecundado. Outros, porém, consideram que a utilidade prática da menstruação reside apenas no segundo motivo – menstruar ou não deve ser encarado como uma questão de opção da mulher.

Um comentário: